Duvidas Frequentes

Algumas perguntas e respostas sobre o festival

Perguntas Respondidas Frequentemente:

1. Quem pode inscrever propostas de oficinas?

Poderá fazer inscrição de propostas de oficinas e/ou webnars qualquer artista, produtor ou arte-educador, desde que esteja dentro da temática prevista no item 9 do regulamento.

2. O inscrito, se tiver sua proposta selecionada, é responsável pela transmissão da oficina ou webnar?

Não. A coordenação do festival cuidará de toda parte de transmissão, de forma que o participante poderá apresentar seu trabalho de casa utilizando apenas um celular ou notebook concetado na internet, a partir de um link recebido no email ou whatsap.

3. Na inscrição da música pode ser vídeo dublado ou lyric video?

Não. Conforme o sub-item 4.1 do Regulamento, "o artista e/ou Grupo deverá gravar a música em um vídeo com duração de 1 a 5 minutos, podendo ser de celular e “caseiro”, desde que garanta um bom áudio", mas também, no sub-item 7.2 os critérios básicos para a avaliação, entre estes a "interpretação". Então, mesmo vídeos criativos, recomeda-se cuidados com a aparição do intérprete de modo que não impossibilite a avaliação da interpretação.

4. É aceito a inscrição de música com videoclip com pouca aparição do intérprete/cantor?

No sub-item 7.2 são definidos os critérios básicos para a avaliação, entre estes a "interpretação". Só recomendamos cuidados com esta "pouca aparição" para que ela não seja de modo que impossibilite a avaliação do critério "interpretação".

5. A apresentação da música será ao vivo?

Não. O vídeo deverá ser gravado especificamente para o festival e enviado junto à inscrição, no mesmo formulário eletrônico. Os vídeos das músicas selecionadas para participarem do festival serão publicados num canal do Festival no Youtube para a linkagem no site com a publicação dos resultados, onde também acontecem as classificatórias e votação do público.

5. Será aceita a inscrição se o participante publicar o vídeo no Youtube ou enviar video já publicado no Youtube?

Não. Pois na dinâmica do Festival os vídeos recebidos serão publicados num Canal do Festival no Youtube para a linkagem no site com a publicação dos resultados, onde também acontecerão as classificatórias e votação do público. Se o vídeo já estiver publicado no Youtube por parte do inscrito, prejudicará a classificação e acesso ao espaço de votação.

6. O artista pode inscrever uma música solo com o próprio artista cantando e tocando?

Sim. Como por exemplo, o artista pode gravar vóz e violão, vóz e teclado, vóz e piano... Ou vóz com quaisquer outros instrumentos.

7. Será aceita inscrição com uso de efeitos nas músicas?

Não. Não serão aceitos o uso, em nenhuma forma, de efeitos que descaracteriza timbre e afinação.

8. Quando que a música é considerada inédita?

Quando se trata de uma canção não lançada por gravadora ou distribuída comercialmente por outras formas, em larga escala.

9. Quando que a música é considerada original?

Quando não contém plágio, adaptação ou citação poética e musical de outras obras.

10. Como será, na prática, a avaliação dos jurados?

Os jurados darão notas para cada música em cada critério cujas somas de todas as notas definirão a classificação.

11. Na inscrição, o artista ou compositor cede os direito autorais da música?

Não. Apenas autoriza o uso da música e da imagem pela organização e patrocidadores por ocasião do evento. Não há de nenhuma forma cessão dos direitos autorais da música que continua, por parte deste evento, sendo exclusiva do autor.

12. O que é webnar?

Webinar é um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, também chamade de live quando realizada ao vivo, que geralmente permite a interação da audiência via chat, como é comum acontecer em plataformas como o Youtube, onde há um mediador e convidados debatendo determinado tema. 

13. Posso inscrever música e também oficina ou webnar simultaneamente?

Sim. Sendo que as músicas irão ser avaliadas considerando os critérios estabelecidos no sub-item 7.2 e, as oficinas e webnars serão selecionadas pela curadoria levando em conta a importância e diversidade para a programação.

14. Posso inscrever mais de uma música?

Sim. Um mesmo artista ou grupo poderá inscrever até 03 músicas, sendo, portanto, uma inscrição por vêz. No caso de se identificar mais de 03 inscrições, as 03 últimas é que serão consideradas.

15. Como será realizado o pagamento dos prêmios?

O pagamento dos prêmios serão realizados por transferência para conta bancária vinculada ao CPF do responsável pela inscrição, como consta do sub-item 8.2 do regulamento, não sendo realizado de outra forma. Como a origem do pagamento é de uma conta de Pessoa Jurídica de dupla autorização, não será realizada via PIX.

 

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